Polícia ocupa e "pacifica" favelas do Complexo da Maré

A polícia do Rio de Janeiro e o Exército brasileiro começaram hoje de madrugada a ocupar e "pacificar" o enorme conjunto de favelas do Complexo da Maré, norte da cidade, informa o jornal Folha de São Paulo.
Publicado a
Atualizado a

Nesta operação, que ocorre a 74 dias do início do Mundial de Futebol, participam 1.180 homens de Batalhões especializados da Polícia militar e 132 polícias, apoiados por 14 blindados da Marinha, além de aviões não tripulados das Forças Armadas e da polícia Federal, adianta o jornal brasileiro.

Bastião do tráfico de droga, considerado como um dos locais mais perigosos da cidade do Rio de Janeiro, o Complexo da Maré, com 130 mil habitantes, está situado numa zona estratégica por onde passarão multidões de apoiantes durante o Mundial, a poucos quilómetros do aeroporto internacional.

Esta ocupação do Complexo da Maré ocorre no âmbito do processo de "pacificação" desencadeado em 2008 com a instalação de 38 Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em 174 favelas, com o objetivo de apanhar os traficantes de droga.

Desde janeiro deste ano, oito polícias, incluindo quatro da UPP, morreram em serviços e as UPP têm sido atacadas nas últimas semanas alegadamente pelo crime organizado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt